09/11/2010

Depois da Bonança vem a tempestade...

Olá a todos
Na anterior mensagem dava-vos conta do bom tempo que fazia e do quanto eu prefiro o sol ao frio e à chuva mas a realidade modificou-se pois convínhamos estamos na realidade em tempo da chuvita e das temperaturas pouco simpáticas é o Inverno à espreita.
É certo que em comparação com outros Países as nossas tormentas são pequenos arrufos dos elementos mas o preocupante é que nada é feito no sentido de precaver males vindouros e mais dia menos dia eles estarão à nossa porta e depois é que não é possível remediar .
Quando termina o Verão e começa o Outono com as primeiras chuvas deveria haver por parte das Câmaras Municipais uma preocupação especial na limpeza dos rios e ribeiros assim como dos boeiros de escoamento de águas pluviais, infelizmente isso não acontece e só quando a agua que transbordou do leito e levou á sua frente tudo o que lhe apareceu vemos então os funcionários camarários a fazer a limpeza dos detritos acumulados pelas enxurradas.
Sobre os licenciamentos para construção é outro cataclismo, constroi-se em locais de passagens de águas aumentando a impermeabilizaçâo dos solos com as inevitáveis cheias mal aparece umas chuvitas.
Sinceramente estou convencido que este País tem tido a ajuda da Natureza que ao longo de anos e anos não tem sido muito severa e nos tem dado alguns avisos mas que pelos vistos não os sabemos escutar,basta lembrar mais recentemente o que aconteceu na ilha da Madeira.
Vivemos ao sabor das ondas esperando que elas não se transformem em vagas ,temos tido alguma sorte mas um pouco de organização no território e de algumas medidas no sentido de nos precavermos para minimizar os danos das "ZANGAS" da Natureza seria importantee necessário.
Entretanto vamos cantando e rindo (como a cantiga de outros tempos)esperando que a sorte não nos deixe continuando a desafiar a Natureza.
Nem sempre a sorte bafeja e o final não é tâo feliz como nos casos que este video abaixo nos mostra ,vale apena perder uns minutos e não há dúvida há momentos de grande SORTE....
Tenham uma boa semana
abraços e beijocas

2 comentários:

JBártolo disse...

Olá Jorge
Uma boa semana e um abraço

BRANCAMAR disse...

Realmente há momentos de grande sorte Jorge.
E tem muita razão em tudo o que diz.
O Inverno poderia ser e é também uma estação com alguma beleza, não fossem essas contrariedades provocadas pelos homens.

Deixo beijinho e tudo de bom para si e para todos aí em casa.

Com a mizade de sempre.
Branca