20/08/2010

Para que não seja tarde de mais.....



Nem sempre está ao nosso alcance controlarmos o tempo, quantas vezes nos preparamos para um qualquer evento ,uma ida ao cinema, um jantar de amigos e quantas mais cousas e ao chegarmos á paragem do transporte público o dito nunca mais chega ,mesmo deslocando-nos no nosso carrito por vezes acontece um vazamento de um pneu ou até uma recusa do fulano em se por em marcha isto no caso de o veiculo ser da família dos rocinantes que como sabem são danados para ser teimosos e quando teimam não há nada que os mova.

Bom, mas toda esta prosa é para justificar (dirão vocês) que o ovo da foto chegou atrasado para entregar a prendinha do dia da mãe.

Bom, vindo de quem vem tem um desconto coitado......a massa cinzenta não pode produzir o mesmo só com dois neurónios a trabalhar.... mas e depois????? não me diga que se deu ao trabalho de escrever estas linhas que não levam a lugar nenhum !!!!!!!

Se me deixarem eu explico... tá bem????

Realmente para o que tenho para dizer era escusado este interlúdio mas como agora se costuma dizer se não tivesse este interlúdio não era a mesma coisa ,não acham?

Prosseguindo.. e agora falando de coisa séria.

Possivelmente já saberão, mas não faz mal repetir no passado dia 19 de Maio celebrou-se o DIA Mundial da HEPATITE.

Eu porque me apeteceu, resolvi escrever(ruminar)hoje sobre o assunto.

A HEPATITE C é uma inflamação do fígado provocada por um vírus, que pode levar a casos de falência hepática, cirrose e cancro. Durante vários anos foi conhecida sob a designação de hepatite não-A e não-B, até ser identificado, em 1989

Em Portugal, onde a hepatite C é uma das principais causas da cirrose e do carcinoma hepatocelular (cancro do fígado), estima-se que existam 150 mil portadores, embora grande parte não esteja diagnosticada.

No meu caso e porque sou diferente (sangue azul)não tenho hepatite mas pesquei o carcinoma hepatocelular .

Continuando, o que realmente é sinistro é que mesmo quando fazemos a revisão anual com o habitual hemograma (analise ao sangue) pedida ao médico de família a analise que poderia detectar o problema não é feita por isso lembro que devem pedir essa analise especifica que pode detectar algum problema com as iscas.

Agora não esqueçam da próxima vez que forem ao médico de família de lhe pedir para fazer o rastreio,assim ficarão descansados se for negativo ou para poderem iniciar o tratamento se for positivo .

Quanto mais cedo for detectado melhor.

Para finalizar deixo-vos dois vídeos com o testemunho de pessoas que conhecem, feito para sensibilizar a opinião publica para esta questão;




Há que dar xutos e pontapés nas hepatites....



BOM JÁ CHEGA DE RUMINAÇÕES E PORQUE HOJE É















FIQUEM BEM E TENHAM UM BOM FIM DE SEMANA

3 comentários:

Xanfrada disse...

Olá Jorge
Passei só para lhe deixar um abraço e bom fim-de-semana.
E os amigos que não eesqueçam de pedir a análise especifica.
O pai Bártolo

Edson Leite disse...

Jorge, como sempre as suas ruminações são excelentes, de qualidade ímpar. Usa o lúdico para falar do sério, parabéns.
Não se preocupe com o tempo, sempre que quiser tratar de temas assim que o faço a qualquer época. Força, paz e muita saúde. Bom final de semana. Do amigo,

BRANCAMAR disse...

Olá Jorge,

Gostei de ler este alerta tão completo. Felizmente o meu médico não de família, mas da família sempre que me passa umas análises põe tudo, marcadores das hepatites e CEA, que tem a ver com os marcadores tumorais.
Pode detectar à partida uma tendência para...mas de facto a médica de família do Centro de Saúde nunca mos pediu.
É conveniente estar sempre atento, embora conheça pessoas que faziam rotinas constantes e detectaram problemas no dia a seguir a fazê-las e não lhes ter sido detectado nada.
Às vezes também é uma sorte, mas mais vale prevenir que remediar, porque em muitos casos é realmente nas rotinas que se detecta atempadamente.

Que tudo corra bem.
Que o bom humor nunca o abandone.

Beijinhos para si, para a Maria do Carmo e para as meninas.
Branca