18/08/2010

É (ainda) possivel mudar de rumo...



Esta foto/desenho é por demais exemplificadora do estado do nosso planeta,há regiões cobertas de agua deixando milhares de pessoas na maior miséria sem nada para comer ,enquanto que noutros locais, florestas ardem devorando tudo o que encontram, deixando um rasto de destruição.

Assim como os já conhecidos buracos dos ozonos ,o aumento do nível do mar devido ao descongelamento das grandes massas polares, como também á destruição de vastas áreas florestais com o argumento de aumentar as áreas de cultivo para alimentar os animais de que nos alimentamos ,envenenando essas terras com pesticidas herbicidas e tudo o que se possa imaginar acabado por ...cidas.

Na ambição voraz o Homem coloca em primeiro lugar o lucro colocando em últimos lugares a segurança ,o bom senso ,o humanismo, pondo em risco a nossa presença neste maravilhoso planeta .
É triste que Governos Democráticos se deixem enredar por estas práticas, enrolando e deitando areia para os olhos do povo que os elegeu fazendo crer que nos tratados que assinam houve um real compromisso de todas as partes para inverter este suicídio lento da nossa espécie

Muito se fala,pouco se faz, é urgente inverter este rumo que nos levará a uma situação sem retorno se não acordarmos a tempo.

Mas que posso eu fazer?? dirão alguns transportando aquele sentimento pessimista de que mesmo que tente de pouco servirá ou então (o que é muito comum)optando por aquela posição(cómoda é certo) de lavagem de mãos como Pilatos .

Enganam-se aqueles que assim pensam não sabendo o poder que detêm .

O que seria da Companhia Petrolífera (recuso-me a colocar o nome) que tem destruído ao longo de meses flora e fauna nos Estados Unidos pelo derrame de crude se em todo o Mundo os consumidores por um período de tempo determinado deixassem de abastecer os seus automóveis desta marca de combustíveis .

Estou convicto que a empresa no futuro teria uma maior preocupação com a segurança em detrimento do lucro.

Estou convencido(ainda) que a força da sensibilização / informação terá um efeito benéfico para todos nós com um impacto no futuro muito maior do que à partida possamos imaginar.
Quanto melhor informado o cidadão estiver maior capacidade terá de mudar o seu comportamento colocando a questão ecológica como uma prioridade .

Estou a falar da poupança da agua em nossas casas,fazendo reciclagem , tendo alguma preocupação ao comprar evitando o mais possível produtos que já se sabe são mais poluidores ,elegendo produtos embalados em vidro em detrimento do plástico,etc.etc.

Esta mudança individual de comportamento parece á partida insignificante mas se pensarmos que numa família com um agregado de quatro pessoas,um dos progenitores(isto no caso de ainda não terem sido tocados para a questão) tenha estas preocupações depressa o segundo elemento estará recrutado e por sua vez os filhos começarão desde cedo a ter um aprendizado que evitará de cometerem alguns erros que os pais no passado por ignorância cometeram.
Como é habitual dizer ,a união faz a força e somando todas estas praticas individuais depressa percebemos que no écoponto não está só as nossas duas ou três garrafas mas umas centenas ou milhares todos os meses poupando por isso matéria prima e energia .
Por estas e por outras razões vos peço façam a vossa parte embora pequena será um contributo indispensável para os nossos descendentes possam (continuar)viver e se possível melhor.

Para finalizar deixo-vos dois sumos fáceis de fazer sem AÇUCAR, bem melhores do que os que são vendidos em garrafinhas de plástico no super mercado.

Sumo de cenoura com gengibre
Colocar numa centrifugadora ou então numa liquificadora e depois coar,seis cenouras e uma rodela fina de gengibre de + - 1 cm
no final juntar pedras de gelo a gosto



Sumo de abacaxi com abacate e gengibre
Colocar numa centrifugadora ou então numa liquificadora e depois coar,um abacaxi retirando a folhagem e a casca exterior, uma pera abacate retirando a casca e o caroço, uma rodela fina de gengibre de + - 1 cm
no final juntar pedras de gelo a gosto


Espero que gostem....

PS.
Hoje o lado ecologista do Teco falou mais alto podia me dar para coisa pior.

FIQUEM BEM

4 comentários:

Observador disse...

Jorge

Muito há para dizer sobre este tema tão actual.

Prefiro manter-me na expectativa aguardando que o ser humano reveja a sua postura.

Difícil mas não impossível.

Abraço

BRANCAMAR disse...

Já de casa nova, voltei a ter net.
Vim só espreitar porque o sono pesa,:), amahã venho ler.
Beijinhos
Brnca

BRANCAMAR disse...

Fez muito bem Jorge em lembrar peacdos já antigos e sempre na ordem do dia.
Poucos se emendam, mas alguns pequenos gestos vão fazendo muitos, até que se poderá formar um oceano.
Obrigadinha pelas receitas, mas ainda me falta a liquidificadora, estou a começar a fazer o enxoval, hihihi.

Gostei muito do post e da boa disposição, como sempre.
Beijinhos
Branca

fatima.medeiros disse...

Concordo. Se cada um de nós fizer a sua parte, melhoramos alguma coisa. Eu tento.Separo o lixo, coloco-o nos contentores adequados, tento poupar na água e na energia, no gás, mas sei que é insuficiente. No entanto, sei que se todos nós fizermos um pouco, já faz a diferença.
Beijo
Fátima