25/07/2010

Os sócios com cartão.

Hoje resolvi fazer uma pequena reflexão sobre este "Mundo dos portadores de cartão de sócio" .
Já há algum tempo que este pensamento anda a fazer parte das minhas reuniões com os meus neurónios, mas a vontade de por em pratica tem sido zero .

(os mais assíduos sabem das traquinices tanto do Tico como do Teco, os meus neurónios de serviço)

Como já devem ter conhecimento, nem sempre os ditos fulanos se encontram a trabalhar em simultâneo e por essa razão tenho muito trabalho em atraso, mas adiante que já estou a divagar.

Em primeiro lugar, não julguem que tenho algum preconceito à utilização da palavra-CANCRO- o facto de praticamente não a utilizar prende-se unicamente com o facto de achar que o som da palavra em português não é para mim dos melhores sinceramente a palavra em inglês tem um som do qual eu gosto muito mais neste particular os nossos irmãos brasileiros que adoptaram a palavra inglesa acho que fizeram bem.

Tudo isto para que não se admirem quando eu escrever câncer ao invez de cancro, não sei se concordam mas também para o caso não interessa nada (onde é que já ouvi isto?)

Peço muitas desculpas mas á ultima da hora resolvi partir esta "reflexão" em dois.

É que mesmo tomando em linha de conta a vossa magnanima paciência acho que devo dar um pequeno intervalo para que possam descansar das ruminações cá do je.

Feitos os esclarecimentos "quase todos" passo então a verter para o papel (neste caso virtual para ser mais ecológico) as minhas ruminações.

1º parte

A caracterizaçâo do CLUBE

O clube é muito heterógeneo, sem problemas de género, tanto homens e mulheres têm acesso assim como crianças adolescentes ou de meia idade e mais idosos.

Um dado interessante; embora os associados sejam provenientes de todas as classes sociais ao entrarem no clube mesmo antes de lhes entregarem o cartão passam a ter um único estatuto.
O estatuto de PACIENTE,é muito mais simples e mais assertivo do que rico pobre ou remediado condições sempre complexas de provar não acham?

Ora PACIENTE não, Paciente como a palavra indica é porque padece o que é automaticamente comprovado pelos testes de avaliação feitos para que possam pertencer efectivamente ao CLUBE.

O ingresso é na sua grande maioria uma surpresa para o associado no entanto existe uma minoria que quase poderei dizer tinha há muito tempo entregue a proposta para sócio e tudo fazia para o ser ....( exemplo os fumadores e os que adoram a pinga )

O que estes últimos não sabiam é que ao contrário de outros clubes,quanto mais tarde for o ingresso melhor para o sócio....

Continuando, no inicio há como que uma incredulidade que se transforma rapidamente numa raiva incontrolável e que por fim dá lugar à aceitação da situação com direito ao cartão do clube.

Nos primeiros meses existe uma vontade quase inexplicável de pedir a anulação do ingresso do clube, são claro atitudes irreflectidas que são frequentes nos novos sócios que ainda não tiveram ocasião de perceber algumas vantagens do cartão que possuem.

Também é frequente os novos sócios pensarem em entregarem-se ás actividades do clube com uma tal crer ,tipo sangue, suor e lágrimas com vista exclusivamente a num futuro próximo rasgar o cartão e deixar abruptamente o clube sem uma carta de despedida, estão completamente enganados os que assim pensam...

Bom na verdade existe um estatuto no clube o que desde logo o diferencia de qualquer outro ,que é o estatuto de sócio reformado.

Esta condição adquire-se com alguma sorte porque não dizê-lo mas também com a entrega total do paciente às actividades propostas pelos batas brancas (mais à frente explicarei em pormenor quem são e que cargos estes Srs.detêm dentro do clube)

O sócio reformado é talvez comparável aos sócios benemeritos dos outros clubes com uma vantagem não perde nenhuma regalia que o clube disponibiliza e se por um acaso voltar a ser um paciente o clube abre-lhe as portas de par em par .
Resumindo é um clube único no universo da clubite....

Caríssimos(as) dado o adiantado da hora terei que fazer uma interrupção para deitar o TICO e o TECO que já estão fartos de bocejar provocando-me uma vibração enorme na minha cabecinha



Nota do autor

O segundo capitulo será publicado logo que haja vontade, sorry

Entretanto desejo aos que por aqui passam uma Doménica cheia de coisas boas

Fiquem bem

3 comentários:

Gatapininha disse...

Olá
Realmente é um dos clubes que só se é sócio à força!
Fico a aguardar a 2ª parte:)

jokas

Anónimo disse...

Olá Jorge
Grande descrição! Traduz exactamente tudo. Como diria o outro: " a experiencia manda", ou qualquer coisa parecida.
Espero que continue essa boa disposição. Quero ver a segunda parte.
Um AGRAÇO
O pai Bártolo

fatima.medeiros disse...

Jorge
A única coisa que te quero dizer neste momento é que sei o quanto és corajoso, a capacidade que tens para vencer mais esta batalha e a certeza que somos muitos com a mesma energia, pensamento positivo e fé de que vais sair vitorioso.
Não sei o que dizer, apenas que te adoro!És muito especial para mim e paramuitos outros.
Fátima