11/10/2008

HOJE ESTOU ASSIM .......

Olá bom dia de manhã

Hoje, resolvi dedicar um poema aqueles que tem por profissão ensinar e educar a nossa juventude ,especialmente aqueles (mais aquelas pelos vistos)H que visitam este espaço das minhas ruminações.É PARA MIM UMA DAS PROFISSÕES MAIS BONITAS QUE CONHEÇO MAS JULGO E ACHO QUE NÃO ESTOU ENGANADO QUE ELA (PROFISSÃO)SÓ É BEM EXERCIDA SE POR PARTE DE QUEM A EXERCE HOUVER VOCAÇÃO E GOSTO E PARA ESSES (AS) A VERDADEIRA RECOMPENSA DESSE GRANDIOSO TRABALHO É DECERTO O SUCESSO DOS SEUS ALUNOS.
Então escolhi um poema de Paulo Freire um grande pedagogo , infelizmente já não está entre nós fisicamente mas o legado que nos deixou é suficiente para nunca o esquecermos.


"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O director é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."

Espero que tenham gostado, eu gosto, pena é que a maioria das escolas não sejam ambientes de camaradagem e espaços onde se fazem amigos .....

Fiquem bem

11 comentários:

Linda disse...

Olá Jorge!!!
Bom dia!
Gostei, eu sou do tempo em que a escola apesar de não ter condições(era velha),mas onde se aprendia muito... estudar, trablhar e principalmente educar, o que hoje não acontece pois a educação já não vai de casa.
Hoje não se pode ralhar com os meninos, não se pode por de castigo, porque os traumatiza... em contrapartida os meninos podem maltratar os professores,os colegas (tadixos são crianças!)
E isto acontece porque a culpa na maior parte das vezes é dos pais...
Eu tenho saudades do meu tempo de escola...
Beijinhos
Linda

Carecaloira disse...

Também tenho saudades da minha escola, onde havia camaradagem, amigos, espaços verdes... enfim onde fui feliz. Antigamente não haviam apenas paredes e gente, éramos quase como que uma família e a escola era quase a nossa casa.

Bom fim-de-semana
Beijinho
Marina

Lisa disse...

Bom dia de Domingo,

Fico feliz de ver o amigo tão activo. É sinal que reina a boa disposição na casa do Giorgio.

Fui muito feliz na escola. Tenho pena de os nossos jovens, na maioria das vezes, não sentirem o mesmo. Faltam-lhes muitas coisas, para serem verdadeiramente felizes, nesse espaço que, para além de ter a função de ensinar, tem a função de educar, ajudar a crescer de uma forma saudável.

Obrigada pela partilha.

Beijinhos

Lisa

assuncaoh disse...

Ola amigo,estava aqui a matutar nas tuas ruminacoes e nem sabes como elas sao sábias.Concordo contigo, a escola é onde quase tudo comeca, a comecar pelo respeito e admiracao por todos os nossos semelhantes e nao só. Espero que o solinho ilumine o teu fim de semana e aproveita para umas escapadelas para fazeres aquilo que mais gostas.

Um grande abraco, e na primeira oportunidade que o figueiredo, tal como tu lhe chamas-te, me deixe ir a Portugal, lá estarei para esse cafezinho

Brancamar disse...

Querido amigo,

Que bom vê-lo por aqui bem disposto.
Já disse no post atràs porque andei faltosa, mas nunca esquecida.
Agora sou eu que anda como aquele calimero ali embaixo.
Gostei muito do que li aqui. Eu tenho um respeito enorme pelos professores. Acho que depois dos meus pais foram eles que me deram tudo aquilo que eu sou, a base a partir da qual aprendi a desbravar o meu caminho.
E com isto está tudo dito, considero-os mesmo meus segundos pais. Por alguns tenho mesmo um grande carinho.
Acho que também fui uma sortuda, tive uma mão cheia deles dos bons, mesmo.
Deixo um beijinho para si e não se esqueça que quero notícias desses exames e do que vai dizer o Sr. Dr. a seguir.
Ah! Li aqui qualquer coisa sobre um cafézinho, também querooooooo!
Hi!hi!hi!
Da amiga Branca

Brancamar disse...

Volto.
Depois de ter atendido a uma visita cá estou de novo.
É que andava a ficar preocupada porque apesar de andar pouco faladora, cá com os meus pensamentos relacionados com os que partiram, não deixei de vez em quando de dar uma volta por aqui e até já pensava ligar-lhe por achar que esta casa estava muito quietinha, imaginava que tivesse que ir por estes dias visitar as batas brancas, mas de repente chego e vejo não um, mas dois posts e um deles com um boneco tão eufórico que eu própria já estou com o astral mais em cima.
Pois, se calhar foi mesmo a falta de marcação de ponto nestes dois posts que me fez falta,eh,eh,eh!
Já vou melhorzinha, estou aqui a olhar para o boneco e ele está a contagiar-me com aquele risinho a mostrar os dentes todos. Ainda por cima estou a escrever e a ver o original ao lado do boneco com o mesmo sorriso. É festa nesta casa.
Continue Jorge com a sua alegria e com essa capacidade de a transmitir.
Obrigada.
Beijinhos

Graça Lopes disse...

Olá Jorge
Já algum tempo que não comento, embora passe sempre para saber notícias e ouvir boa música.
Hoje tive que arranjar um minutinho para comentar. Agradecer a homenagem à escola e aos professores que ultimamente andam muito deprimidos e desgostosos com a nova realidade. Vou copiar e colocar na sala de professores para ver se levanto os ânimos!
Espero que esteja tudo a correr bem consigo.
Abrejos
Graça

paula simoes disse...

olá Jorge

espero que tudo esteja a correr bem

pois como diz o amigo infelizmente á poucas escolas aonde se formam amizades mas com pena minha a maioria das escolas não sebem o que isso é
uma boa semana

beijinhos do tamanho do Mundo

Brancamar disse...

Boa noite Jorge,

Passo para lhe desejar bons sonhos.
Tudo de bom.
Beijinhos
Branca

Anónimo disse...

Bom dia Jorge.
Que linda homenagem deixou para os que se preocupam com a educação dos nossos jovens, dando tudo o que têm ao seu alcance para que sejam seres humanos conscientes do papel que desmpenham na sociedade,mas cada vez mais mal tratados. Nunca assisti a tanta desmotivação na classe como ultimamente...
Lindo poema de Paulo Freire, vou copia-lo para enviar via mail às colegas para que meditem um pouco e assim levante um pouco o seu astral.Gosto do seu blog que visito regularmente
Tudo de bom para o Jorge.
Gena

Brancamar disse...

Passo a correr, eheheh, porque me mandaram para a cama, já é tarde e só vinha dizer que aquela menina ali em cima que canta pior que o Jorge tem que ser substituída pelo meu amigo quando a voz estiver afinada,eheheh!
Aí vai um rebuçado da tosse.
Uma boa noite.
Beijinhos
Branca