10/10/2008

E HÁ OUTROS DIAS, FELIZMENTE...


É verdade, hoje ao contrário de alguns dias atráz sinto-me assim
a semana até correu bemzinho apesar de ter iniciado os exames (acabaram-se as férias dos batas brancas) mas até correu relativamente bem. É verdade acreditem, nâo estou sâozinho da Silva a escrever estas ruminações ?
Bom hoje foi um dia bem ocupado logo ao alvorecer rumei ao centro dos batas brancas para fazer o exame do donuts c/aquecimento mais conhecido por tac c/contraste e logo a seguir ao almocito á consulta no centro de sáude.

Mas o que realmente me põs o astral no alto foi ter ido assistir na Fundação Gulbenkian á apresentação do resultado do primeiro estudo feito sobre Cuidados Paliativos em Portugal. Apresentado por Isabel Galriça Neto (presidente da APCP e Directora da Unidade de CP( Cuidados Paliativos) do Hospital da Luz) e Carlos Liz (director da Apeme que orientou e interpretou o estudo em questão.Marcelo Rebelo de Sousa e Laurinda Alves tambem faziam parte da mesa , o primeiro comentou este estudo e Laurinda deu o testemunho de quem já esteve à cabeceira de amigos que receberam CP, na qualidade de voluntária em CP há mais de um ano.

Amanhã dia 11 é comemorado o dia mundial dos cuidados paliativos e por essa razâo sem querer ter a pertenção de que o meu blogue é lido por meio mundo quero partilhar esta informação com o outro meio mundo que faz o favor de perder tempo com as minhas ruminações hehehe.
Para os que tiverem vontade de ver este estudo ,estará disponibilizado em pdf no site www.apcp.com.pt a partir de amanhã .

Do muito que ouvi gostaria de partilhar convosco que estes cuidados nâo se destinam exclusivamente a doentes terminais mas tambem àqueles portadores de doenças crónicas que usufruindo deste tipo de cuidados chegam a ter condiçâo de voltar a poder exercer as suas profissôes . Faço referencia a esta situaçâo porque no estudo a percentagem dos inquiridos que tinham conhecimento dos CP era relativamente pequena e mesmo esses nâo sabiam o que realmente sâo os cuidados paliativos.

Espero que vos tenha despertado a curiosidade necessária para vos fazer visitar o site da associaçâo portuguesa de cuidados paliativos www.apcp.com.pt
FIQUEM BEM

2 comentários:

Brancamar disse...

Olá Jorge,

Gostei de ler e de saber que está a correr tudo bem com as batas brancas. Também gostei de saber que passou um bom dia assistindo à conferência sobre o estudo dos cuidados paliativos. Obrigada pelas informações e pelos sites que vou consultar.
Confesso a minha ignorância, ontem mesmo li um resumo no jornal que falava do mesmo que o Jorge nos dá conta e eu que já tenho passado pela unidade de cuidados paliativos do I.P.O. e que no meu serviço tanto se fala deles, desconhecia que eram aplicados a doentes crónicos.
Por isso mesmo será de toda a utilidade consultar os sites que deixou aqui.
Estou a voltar devagarinho, os dois últimos dias da semana tive mesmo que parar para me recompor um pouco, as emoções têm sido muitas e o cansaço acumulou-se e quando se tem a mania que se é de ferro é no que dá.
O ferro já tem ferrugem, eh!eh!eh!
Tenha um Bom Domingo.
Beijinho grande.
Branca

Anónimo disse...

Bom dia Jorge
Obrigada pelas informações sobre os cuidados paliativos.
Tudo de bom para si
Gena